a relação entre trabalho e educação no capitalismo
A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO NO CAPITALISMO
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre a relação entre trabalho e educação na sociedade baseada na economia capitalista, contextualizando os períodos históricos para compreender a origem da educação e a relação trabalho-educação chegando até sociedade moderna contemporânea. O método utilizado pautou-se em uma revisão bibliográfica dos textos estudados na disciplina de Filosofia da Educação III. Conclui-se de acordo com os autores que pode-se considerar o trabalho como principio educativo, pois são as necessidades da produção material que determinam e orientam a organização do currículo escolar.
Palavras-chave: escola; sociedade; trabalho.
1 INTRODUÇÃO Para compreender melhor a temática aqui apresentada foi necessário uma breve contextualização dos períodos históricos tendo necessidade de compreendermos a origem da educação e a sua relação com o trabalho. Buscou-se fazer uma reflexão tomando por base os estudos desenvolvimentos por Dermeval Saviani, Sérgio Lessa, Ivo Tonet e Marx. O método utilizado pautou-se em uma revisão bibliográfica dos textos estudados na disciplina de Filosofia da Educação III.
Nas comunidades primitivas a relação trabalho e educação se davam no próprio processo de trabalho. Com o desenvolvimento da humanidade surgiu à necessidade de ampliação da produção, cujo processo histórico culminou com a divisão do trabalho e conseqüentemente, dos homens. A partir dessa ruptura, a educação sofre mudanças, passou-se a ter uma educação para a classe proprietária, e outra para os nãos proprietários. Foi neste momento que surge a escola. Até o final da Idade Média essa forma de educação era secundária e restrita, pois a principal formação se dava no próprio processo de trabalho. No advento da sociedade capitalista a escola passou a ser a principal forma para generalizar a educação, pois passou a difundir as