Sociologia, o estudo da sociedade
Professora Livre Docente do Departamento de Educação do Instituto de
Biociências da UNESP-Botucatu.
Resumo: O texto traz uma apresentação geral da Sociologia como ciência que se preocupa com a explicação da vida social que tem origem na modernidade, isto é, uma ciência que surgiu para explicar a vida social que se complexificou com a organização capitalista da sociedade. Em seguida, o texto aborda a importância de t rês pensadores clássicos da Sociologia: Marx, Durkheim e Weber. Podemos encontrar no texto as principais idéias de cada um desses três pensadores na explicação da vida social, culminando com a contribuição de cada um deles para a compreensão da função social da educação na sociedade moderna. Destaca-se, portanto, o estudo de três diferentes, porém clássicas, Sociologias da Educação.
Palavras chaves: Sociologia; Sociologia da Educação; Sociólogos Clássicos.
1. a sociologia e a explicação da vida social
A Sociologia é uma ciência nova. Essa afirmação, que podemos aplicar também em relação a outras ciências, precisa ser compreendida em seu caráter essencialmente contraditório. Ela surgiu no século XIX, portanto, num momento histórico em que o capitalismo se consolidou como forma econômica, política e social de organização da sociedade. Então, se a Sociologia como ciência surge no interior do capitalismo, como explicação da vida em sociedade, explicaria a vida social somente no capitalismo? A resposta a esta questão é simples: não. Esse é o seu caráter contraditório: surge para estudar e explicar o capitalismo, ora defendendo-o e produzindo conhecimentos para aprimorá-lo segundo a perspectiva capitalista, ora criticando-o e produzindo conhecimentos para superá-lo, transformá-lo.
Martins (1985) no conhecido texto introdutório O que é Sociologia?, afirma que a sociologia “[...] para alguns representa uma poderosa arma a serviço dos interesses dominantes, para outros ela é a expressão teórica dos