Sociologia e o estudo da sociedade humana
Profª Drª Silma do Carmo Nunes
Os Aspectos Históricos Que antecederam e Contribuíram Para o Surgimento da Sociologia
A sociologia, nova vertente do conhecimento humano, surgiu a partir da Revolução Industrial, e nesse sentido é chamada de “ciência da crise” – crise que essa revolução gerou em toda a sociedade européia tendo como fundamentos as relações de trabalho que foram se construindo com as relações socioeconômicas determinadas pelo capitalismo. Ela é fruto de toda uma forma de conhecer e pensar a natureza e a sociedade e que se desenvolveu a partir do século XV, quando ocorreram transformações significativas como a expansão marítima, reformas protestantes, a formação dos Estados nacionais, as grandes navegações e o comércio ultramarinho, bem como o desenvolvimento científico e tecnológico que desagregaram a sociedade feudal, dando origem à sociedade capitalista.
No séc. XVI, o movimento histórico da Reforma Protestante também contribuiu significativamente para a valorização do conhecimento racional. Com essa nova maneira de se relacionar com o conhecimento, questionando o sagrado, surgiu o movimento que analisará o universo, a razão e o conhecimento de outra forma, tendo como eixo a racionalidade humana. A razão passou a ser soberana e foi colocada como elemento essencial para se conhecer o mundo.
Essa nova forma de conhecimento da natureza e da sociedade, na qual a experimentação e a observação são fundamentais, foi construída por meio do pensamento e das teorias de diversos pensadores, entre os quais, destacam-se: Thomas Hobbes, Francis Bacon, René Descartes. Outros pensadores da modernidade fizeram a ponte entre os novos conhecimentos e os que se desenvolverão no século XVII: John Locke e Isaac Newton.
No século XVIII, a burguesia comercial tornou-se uma classe com muito poder em decorrência do crescimento do capital mercantil que se expandiu por diversos ramos de atividades