Sociologia
CURSO: Formação em Psicanálise Clínica
ALUNO: Martinho Lutero Bauermeister
Módulo
SOCIOLOGIA
SÃO PAULO
2010
SOCIOLOGIA
Definição
Ao falarmos em Sociologia, entendemos ser uma ciência que estuda e analisa as ações do ser humano inserido no meio social. Portanto, a Sociologia estuda de forma científica as relações sociais, as formas de associação, destacando-se os caracteres gerais comuns a todas as classes de fenômenos sociais, que se produzem nas relações de grupos entre seres humanos. Estuda ainda o homem e o meio humano em suas interações recíprocas.
A Sociologia não é normativa, nem emite juízos de valor sobre os tipos de associação e relações estudados, pois se baseia em estudos objetivos que melhor podem revelar a verdadeira natureza dos fenômenos sociais. Sendo assim, a Sociologia é o estudo e o conhecimento objetivo da realidade social.
Exemplos: formação e desintegração de grupos; divisão das sociedades em camadas; mobilidade de indivíduos e grupos nas camadas sociais; processo de competição e cooperação.
Alguns autores apresentam a Sociologia como Ciências Humanas ou Sociais, onde as linhas de estudo são: Ecologia Humana, História, Geografia Humana etc.
Portanto, o objeto material das Ciências Sociais ou Humanas é o mesmo: o homem na sociedade. Todavia, essas ciências possuem seu objeto formal distinto, apesar de haver o fenômeno de inter-relacionamento e de serem complementares umas das outras.
Quanto à Sociologia, ela apresenta duas diferenças básicas em relação às demais Ciências Sociais: a primeira seria relativa ao universo sociocultural; a segunda diz respeito à concepção da “natureza” do homem e às inter-relações dos fenômenos sociais.
A Sociologia como Ciência
O desenvolvimento da Sociologia como ciência demonstrou a importância da coletividade humana: o homem vive em grupos, em sociedades, depende de suas relações com os outros da mesma forma que eles também dependem de cada