A Educação e a Sociedade
A educação em muito influencia a sociedade, as relações entre o sistema educacional e a sociedade como um todo são objeto de diversos estudos. A questão das desigualdades socioescolares que permanece no cerne das preocupações dos pesquisadores, mais particularmente em razão do aumento da segregação escolar: às desigualdades de acesso ao ensino substituem-se as dos percursos escolares.
Sabemos de tudo isso e através deste breve estudo temos uma pequena noção do quanto é amplo este assunto e o quanto ainda podemos nos aprofundar na questão da educação para que no futuro tenhamos uma sociedade mais justa, sem violência e principalmente consciente de seus atos.
A educação e a sociedade
A educação em nível de escolarização, possui um propósito muito amplo, mas creio que de vários de podemos lembrar em um primeiro momento, lembramos do quanto a educação garante um bom emprego, que abre portas para nosso futuro, encaminha a boas universidades, mas poucos lembram do valor que a educação tem para preparar uma criança para a sociedade como a que temos, onde muito se fala em direitos mas pouco compromisso se tem em relação a deveres, de como a educação deve educar para a vida, ensinando valores a todos. A questão da aprendizagem supera a questão d ensino, pois deve ser permanente.
A criança só pode conhecer o dever através de seus pais e mestres. É preciso que estes sejam para ela o exemplo do dever. Isto é, que a autoridade moral seja a qualidade fundamental do educador. A autoridade não é violenta. Liberdade e autoridade não são termos excluem, nem prendem A liberdade é a autoridade bem compreendida. Pois, ser livre não consiste em fazer aquilo que se tem vontade, e sim em se ser dono de si próprio, em saber agir segundo a razão e cumprir com o dever. E justamente a autoridade de mestre deve ser empregada em dotar a criança desse domínio sobre si mesma. A educação não é preparação nem conformidade. Educação é vida, é