A EDUCAÇÃO ELEVA A QUALIDADE DE VIDA
É sabido que o acesso à educação é um direito do cidadão , assim como a saúde, segurança, cultura e outros direitos sociais e humanos. Mas para que esses direitos sejam respeitados, todo mundo precisa agir conjuntamente, não pode deixar tudo nas mãos do município, estado, governo. Somos uma sociedade com grandes desigualdades sociais e, desse modo, participar dos processos é o único meio de buscar o equilíbrio e todos possam se sentir contemplado.
Organizações sociais, como a ONU, estabeleceram seis metas no programa “Educação para Todos” que deverão ser alcançadas até 2015. Tais metas são relacionadas ao cuidado e à educação na primeira infância; educação primária universal; habilidades de jovens e adultos; alfabetização de adultos; paridade e igualdade de gênero; e qualidade da educação.
A escola deve desenvolver ensino de qualidade e ao mesmo tempo desencadear estudo sobre a construção de uma ciência comprometida e crítica com a realidade social. Ela deve encontrar as formas de cooperação com os diferentes segmentos em que se contextualiza, estabelecendo prioridades dentro do processo social e econômico da sociedade.
Além de tudo isto é imprescindível que cada indivíduo passe a adotar um comportamento sustentável na consolidação do seu desenvolvimento. É preciso haver mudanças de paradigmas, pois, além da educação clássica, a educação familiar, social e a essência individual são indispensáveis para que cada indivíduo possa conectar-se a uma filosofia de vida que possibilite a construção de uma consciência transformadora, para que todas as ações praticadas, passem de exclusivistas a universalistas.
A educação vai além