Hidroginastica
Durante muito tempo as atividades aquáticas foram utilizadas devido as suas propriedades e finalidades recreativas e curativas. A hidroginástica pode ser entendida como prática corporal que utiliza o meio líquido para melhora da aptidão física. Bonachela (2001) define como o conjunto de exercícios físicos executados na água, cujo objetivo é aumentar a força e a resistência muscular, melhorar a capacidade cardiorrespiratória e a amplitude articular, utilizando a resistência da água como sobrecarga. As preocupações na busca de mudanças no estilo de vida através da prática de exercícios físicos associados a uma alimentação equilibrada são evidentes. Hoje o exercício físico é considerado um tratamento de prevenção, principalmente para doenças do coração e diabetes, aumentando a expectativa de vida. A prática da hidroginástica para diferentes populações pode proporcionar grandes benefícios.
Hoje o interesse em relação as atividades na agua aumentou entre estudiosos, professores e pesquisadores, devido a elevados índices de procura e aceitação. E isso acontece devido as expectativas presentes no ser humano em busca de alternativas com maiores qualidades, a cultura do trabalho e do consumo, trazendo para as atividades aquáticas uma nova perspectiva, uma nova visão, no sentido da busca da melhoria da qualidade de vida.
Parece ser fato a ideia de que a vida moderna tende a ser pouco saudável, uma vez que provoca stress, favorece a alimentação inadequada e a não regularidade na pratica de exercícios físicos. Com todos esses fatores a vida da população fica bastante abalada, tanto fisicamente quanto psicologicamente.
Cada vez mais pessoas estão sedentárias, sendo justamente estas as que mais teriam a ganhar com a prática, como forma de prevenir doenças, promover saúde ou sentir-se melhor. E as atividades aquáticas podem representar possibilidades interessantes no processo de bem -estar e melhoria da vida como um todo. No contexto atual da