A EDUCA O GREGA
Um novo conceito de educação surge na Grécia, à oportunidade ao desenvolvimento individual. Esse conceito é denominado liberal, ou seja, a educação digna do homem livre. Porém apenas os cidadãos livres se beneficiaram da sua liberdade, enquanto 90% da população eram escravos.
Os ideais gregos
Entre os ideais gregos estão:
-a liberdade política e moral, que na prática privilegiava poucos.
-a educação que tornava o indivíduo um melhor cidadão.
-o desenvolvimento intelectual e o amor ao saber através da filosofia e da arte.
-a racionalidade onde cada um decide qual caminho seguir na vida.
A realidade é que os gregos não alcançaram a plena realização de seus ideais. Esses ideais foram evoluindo lentamente em etapas.
O período homérico (900-750 a.C.)
Um período de extrema importância para a cultura grega foi o período homérico. O poeta grego Homero escreve dois poemas: a Ilíada e a Odisseia. Os poemas foram de grande importância para expressar os costumes da época e dos ideais da educação – o homem de ação e o homem de sabedoria. O homem nesse ideal deveria ser destemido, equilibrado, ter domínio próprio e a virtude da serenidade, que caracteriza a sofrosine grega.
A educação espartana (750-600 a.C.)
A educação em Esparta envolvia o Estado. Licurgo organiza o Estado e a educação e adota uma constituição, passando assim a assumir extremo controle sobre os espartanos. Todo homem adulto tinha o dever de alcançar um nível de perfeição, tanto física como em obediência as leis para que, se tornasse um soldado perfeito.
Segundo Plutarco a educação espartana tinha como objetivo principal formar indivíduos sujeitos ao comando, ensinando-lhes apenas o necessário.
Sinézia Melo
Pedagogia – 1º termo
História da Educação