INTRODU O
BRIC é um acrônimo criado pelo banco de investimentos Goldman Sachspara se referir aos quatro maiores países emergentes do mundo: Brasil,Rússia, Índia e China. A criação desse grupo ocorreu em virtude danecessidade de englobar e fazer um estudo sobre estes países, tendo em vistaque até 2050, suas economias juntas superarão as economias dos seis paísesmais ricos do mundo atualmente (Estados Unidos, Japão, Alemanha, ReinoUnido, França e Itália).Tudo isso se trata de uma projeção. Os estudos sobre os países do BRICrevelam que cada país tem um desafio a vencer para chegar às condiçõesprojetadas pelos especialistas. Caso isso ocorra, as economias do BRICpoderão alterar toda a conjuntura econômica mundial.
Brasil: Relevo
O relevo brasileiro possui uma grande variedade morfológica que podem ser classificadas em: planaltos, planícies, chapadas, depressões, que foram formados por fatores internos e externos.
Os fatores internos (endógenos) são forças do interior da Terra como vulcanismo e tectonismo, atuam como agentes modeladores do relevo. Os fatores externos (exógenos) são agentes modeladores do relevo que advém dos fenômenos climáticos, ou naturais, ventos, rios e chuva.
Planaltos – São formas de relevo elevadas, com altitudes superiores a 300 metros. Podem ser encontradas em qualquer tipo de estrutura geológica. Nas bacias sedimentares, os planaltos caracterizam-se pela formação de escarpas em áreas de fronteira com as depressões. Formam também as chapadas, extensas superfícies planas de grande altitude. Com 3.014 metros, o pico da Neblina é o ponto mais alto do relevo brasileiro.
Depressões – São áreas rebaixadas em consequência da erosão, que se formam entre as bacias sedimentares e os escudos cristalinos. Algumas das depressões localizadas às margens de bacias sedimentares são chamadas depressões marginais ou periféricas. Elas estão presentes em grande número no território brasileiro e são de variados tipos, como a depressão da Amazônia