A cultura organizacional da escola
MÓDULO 6
Índice
1. A Cultura Organizacional da Escola
1.1. Reuniões, Planejamentos, Sistemas de Comunicação e
Tomada de Decisão, Formas de Avaliação dos Alunos e
Professores
Grupo 5.3 - Módulo 6
2
Grupo 5.3 - Módulo 6
3
1. A CULTURA ORGANIZACIONAL DA ESCOLA
1.1. REUNIÕES, PLANEJAMENTOS, SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO
E TOMADA DE DECISÃO, FORMAS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS
E PROFESSORES
A cultura organizacional é o conjunto de pressupostos e relações que um grupo estabeleceu enquanto sistema social. Assim também o é na escola, os contextos organizacionais são estabelecidos, desenvolvidos pelos atores de determinada organização em suas interrelações para aprender a lidar com os problemas de adaptação e integração do grupo.
De acordo com Nóvoa (1995), as organizações escolares, mesmo integradas em um contexto cultural mais amplo, produzem uma cultura interna que lhes é própria e que é válida na expressão dos valores e crenças que o grupo partilha. Portanto, o desenvolvimento de ações que proporcionem a integração dos membros do grupo no processo é de grande importância para que essa cultura organizacional seja estabelecida a fim de estabelecer o processo de reflexão educativa. Assim, a cultura da escola é ativamente construída pelos atores, mesmo que inconscientemente. Trata-se, enfim, de um processo dinâmico, evolutivo, de um processo de aprendizado que se desenvolve por meio das soluções que um grupo encontrou para problemas surgidos. O conteúdo de uma cultura pode ser definido (...) como soma das soluções que funcionaram suficientemente bem para que se tornem evidentes e sejam transmitidas aos recém-chegados como formas corretas de captar, de pensar, de sentir e de agir (Schein, apud Thurler, 1998, p. 183).
Para buscar melhores resultados, o coordenador pedagógico deverá analisar o desempenho de professores e alunos nos dois primeiros bimestres e, ao lado da direção, propor ações efetivas para melhorar esse desempenho. Será
Grupo 5.3 - Módulo 6
4