Gestão da cultura organizacional da escola
Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL
Pedagogia 5ºD – Anália Franco
São Paulo - SP
Gestão da cultura organizacional da escola
Os trabalhos anteriores abordaram a gestão formal, isto é, a organização planejada, a estrutura organizacional, os papéis desempenhados, mas sabe-se que estas organizações também sofrem grande impacto dos elementos informais, que agora pesquisaremos com mais clareza. Uma escola é uma organização social construída pelas interações das pessoas que dela fazem parte, orientadas pelos seus valores, crenças, mitos e rituais. Pode-se dizer que uma escola é a realidade construída socialmente, pela representação que dela fazem seus membros.
Em decorrência deste processo sociocultural, não existe uma escola igual à outra, cada uma tem a sua personalidade, embora sigam os mesmos discursos formais, mesmos fundamentos de educação e sigam a mesma legislação. Essa diferença de personalidade constitui-se, pois, na cultura organizacional da escola, que afeta sobremodo o seu desempenho e seus resultados na formação e aprendizagem dos alunos.
O conceito de cultura organizacional se refere então as práticas regulares e habituais da escola, a sua personalidade construída a partir do modo como as pessoas, em conjunto, pensam na escola como um todo, sobre o papel que ela representa na comunidade, sobre o papel das atuações de seus participantes, aos valores que expressam e traduzem em seus discursos, em suas ações cotidianas e em sua comunicação e relacionamento interpessoal.
Quando falamos em cultura organizacional, estamos nos referindo tipicamente ao padrão de desenvolvimento refletido no sistema de organização de conhecimento, ideologia, valores, leis e rituais do dia-a-dia de uma organização.
(Morgan, in Lins, 2000)
Morgan nos traduz em poucas palavras o conceito de cultura organizacional, é o conjunto de hábitos e