O sistema de organização e de gestão na escola: teoria e prática
As Instituições sociais existem para realizar objetivos. O sistema de organização e de gestão da escola é o conjunto de ações, recursos, meios e procedimentos que propiciam as condições para alcançar esses objetivos.
Certos princípios e métodos da organização escolar originam-se de experiência administrativa em geral estas e muitas são aplicáveis às escolas. Por exemplo: seus objetivos dirigem-se para educação e a formação de pessoas; seu processo de trabalho tem uma natureza eminentemente interativa, com forte presença das relações interpessoais, coletiva de profissionais.
1 Os Conceitos de organização, gestão, direção e cultura organizacional
Organizar significa dispor de forma ordenada, dar estrutura, planejar uma ação e prover as condições necessárias para realiza-la. Assim, a organização escolar refere-se aos princípios e procedimentos relacionados à ação de planejar o trabalho da escola, racionalizar o uso de recursos(materiais,financeiros, intelectuais) e coordenar e avaliar o trabalho das pessoas, tendo em vista a consecução de objetivos.
Alguns autores afirmam que o centro da organização e do processo administrativo é a tomada de decisão. Todas as demais funções da organização (o planejamento, a estrutura organizacional, a direção, avaliação) estão referidas aos processos intencionais e sistemáticos de tomada de decisões(Griffiths,1974). Esses processos de chegar a uma decisão e de fazer a decisão funcionar caracterizam a ação designada como gestão. A direção é princípio e atributo da gestão por meio da qual é canalizado o trabalho conjunto das pessoas, orientando-as e integrando-as no rumo do objetivo. Basicamente, a direção põe em ação o processo de tomada de decisões na organização e coordena os trabalhos, de modo que sejam realizados da melhor maneira possível
• A organização informal: a cultura organizacional
Cultura organizacional pode