Escola e paradigmas de gestão
ECCOS – Rev. Cient., UNINOVE, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 25-42
ESCOLA E PARADIGMAS DE GESTÃO
Miguel Henrique Russo*
PALAVRAS-CHAVE: Administração escolar. Mudança de paradigma.
Paradigmas de gestão.
*Mestre em Educação –
UNICAMP;
Doutor em Educação – USP; Professorpesquisador do Mestrado em
Educação – UNINOVE. mhrusso@uninove.br RESUMO: O texto trata da transição paradigmática, em curso, na fundamentação da teoria da administração escolar. O paradigma da administração empresarial que, até meados da década de 80, era dominante como referência para os estudos da gestão escolar sofre, desde então, a competição de idéias segundo as quais a especificidade da escola requer uma teoria administrativa construída com fundamento na natureza do processo de produção pedagógico escolar. As contribuições para a consolidação do novo paradigma têm origem em pesquisas com orientação crítica em face do modelo de organização burocrática da escola.
O objetivo do texto é introduzir essa questão de fundo da temática da teoria da administração escolar sem a pretensão de esgotá-la.
E
C
C
O
S
R
E
V.
C
I
E
N
T.
v. 6
n. 1 jun. 2004
Recebido em: 26 fev. 2004
Aprovado em: 26 mar. 2004
25
Escola e paradigmas de gestão
ECCOS – Rev. Cient., UNINOVE, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 25-42
Introdução
E
C
C
O
S
R
E
V.
C
I
E
N
T.
v. 6
n. 1 jun. 2004
26
Instado pelo editor desta revista a escrever sobre os desafios da gestão educacional contemporânea, identifiquei, de plano, a atualidade da temática em face do momento político que vive nosso país. O resultado da última eleição presidencial, ao indicar a vitória de um partido de oposição de inspiração socialista, fez surgir a expectativa de uma mudança de orientação nos rumos da política para uma direção que não aquela do neoliberalismo adotado pelos governos na década de 90, ou seja, aquela manifestação trazia consigo a volta da utopia de uma