Cultura organizacional da escola
Faculdades Integradas Maria Thereza (FAMATh)
Curso: Pedagogia Período: 1º Turno: Noite
Disciplina: Antropologia Prof.º: Gelson Pereira Dalvi
Aluno(a): Ingred G. das Neves Gonçalves Turma: 162 Marcele Bezerra dos Santos Núbia Santos Cardoso Tábiner Moreira Castro
CULTURA ORGANIZACIONAL DA ESCOLA:
UMA PERSPECTIVA DE ANÁLISE E CONHECIMENTO DA UNIDADE ESCOLAR
- UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO APLICADO À ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
1) Explique qual a compreensão particular do grupo sobre a importância da cultura organizacional:
R.: A cultura organizacional é de extrema importância porque nos ajuda a compreender a instituição ou organização de uma forma humana e integrada, Através dela são definidos os valores, as regra e os hábitos para um convívio social. É necessário que conheçamos a cultura da organização para de fato respeitarmos e fazermos parte dela.
2) Quantos e quais são os elementos constituidores da cultura organizacional?
R.: São três elementos divididos em três níveis:
1º nível ( Os artefatos: são elementos visíveis que podem ser observados ainda que os membros do grupo não tenham consciência deles (construções, espaço físico, linguagem falada e escrita, etc.).
2º nível ( Valores e crenças: os valores dizem respeito a uma função normativa ou moral pela qual os membros de um grupo são guiados ao lidar com determinadas situações. As crenças são valores interiorizados mais ainda conscientes, sinônimo da verdade.
3º nível ( Concepções básicas ou crenças interiorizadas: é a forma como o indivíduo age naturalmente se orientando de maneira inconsciente.
3) Estabeleça uma relação entre cultura organizacional e a questão da qualidade da educação brasileira:
R.: Se as instituições de ensino percebessem a importância da sua cultura organizacional, a educação teria um nível de qualidade mais elevado. Pois é através da coletividade constituída de cada indivíduo que