gestão estratégica
INTRODUÇÃO --------------------------------------------------- 1
A ESCOLA CULTURAL ------------------------------------ 2
Premissas da escola cultural
Críticas da escola cultural
A CULTURA ORGANIZACIONAL --------------------------- 3
Características da cultura organizacional
Funções da cultura Organizacional
Tipos de cultura e perfis Organizacionais
INTRODUÇÃO
Conhecendo melhor as escolas de pensamento estratégico, será possível ver diferentes abordagens e perspectivas, aumentando o campo de entendimento do processo de formulação do planejamento estratégico. Para Mintzberg, a estratégia é vista como um elefante de dez partes, ou seja divide-se em dez grandes escolas de pensamento. Por sua vez estas dez escolas de pensamento estão agrupadas em três grupos.
O primeiro grupo é o das escolas de natureza prescritivas, que estão mais preocupadas em como as estratégias devem ser formuladas do que em como são efectivamente formuladas. Este grupo é formado pelas escolas do Design, Planejamento e Posicionamento.
O segundo grupo é o das escolas de natureza descritivas, elas consideram aspectos específicos do processo de formulação de estratégias, preocupando-se mais com a descrição das estratégias e como se desdobram. É composto pelas escolas Empreendedora, Cognitiva, do Aprendizado, do Poder, da Cultura e Ambiental.
O terceiro e último grupo é composto por uma única escola, a de Configuração que reúne duas facetas fundamentais do fenómeno organizacional:
Uma descreve estados da organização e dos contextos que a cercam (configuração), a segunda descreve o processo de geração de estratégias (transformação).
A Escola da Cultura pertence ao grupo de natureza descritiva. Ela será tratada neste trabalho, com vista a uma melhor compreensão desta.
A cultura foi descoberta na gestão nos anos 80, graças ao sucesso das companhias Japonesas.