Teixeira, lúcia helena g. - ”cultura organizacional da escola: uma perspectiva de análise e conhecimento da unidade escolar.”
TEIXEIRA, Lúcia Helena G. - ”Cultura Organizacional da Escola: Uma perspectiva de análise e conhecimento da unidade escolar.”
A partir de uma análise dos fatores semióticos a autora procura, neste texto, explicar melhor em como a escola é uma unidade dinâmica e que encerra relações sociais em seu seio que culminam na cultura organizacional dessas entidades de ensino a qual contribui para uma percepção mais abrangente da realidade oferecendo elementos para o próprio aperfeiçoamento escolar. Essa cultura organizacional, para Lúcia Helena, é o ponto principal de seu estudo, colocando-a como um processo de criação e recriação de significados e interpretações da estrutura organizacional, são os pontos de referência para o modo como as pessoas pensam e dão sentido aos contextos nos quais trabalham, sendo a construção dessa cultura um processo dinâmico, afinal a forma de lidar com as coisas se torna um molde, o resultado do jogo de relações que nela se processam, representados pelos símbolos e mitos inerentes a cada instituição. Ainda para a compreensão da cultura organizacional é preciso distinguir os três níveis em que se organizam seus elementos constituidores, são eles os artefatos, os valores e crenças e por último as concepções básicas ou crenças interiorizadas que passam a ser tomadas como naturais, havendo ainda outros elementos que constituem sua configuração interna como os de ordem ideológica, histórica, psicológica e sociológica englobando os ritos, cerimônias, símbolos, mitos, tabus e histórias nesse campo de formação da cultura intra-organizacional. A autora faz essa análise para concluir que as melhorias nas escola não devem ser impostas por decretos, mas sim por meio do tempo e do esforço daqueles que vivem a realidade escolar, diferente em cada entidade, pois supõe a substituição de crenças e valores internalizados. Logo após, Lúcia Helena, procura nos mostrar quais os métodos mais adequados para a realização de estudos sobre entidades