A cultura do cinema
1905 para a Europa – fim de uma época de felicidade e inicio de uma outra + violenta que culminou num conflito mundial (1ª guerra mundial)
Pós guerra – marcado pela reconstrução física e psicológica
Inflação e desemprego aumentaram, governos ficaram enfraquecidos e agitação social
1929 – crash na bolsa de nova York, provocou grande pressão que se expandiu a escala mundial, isto veio a agravar as condições de vida, provocou descontentamento e agitação, o que levou a uma 2ª guerra mundial.
Pós 2ª guerra mundial – marca o recomeço de um novo equilíbrio internacional – o tempo que se segue e de oscilações económicas e mutuaçoes sociais, controi-se renovação cultural e de mentalidades. Deu-se um crescimento das cidades, uma alternaçao e modernização dos modos de vida e crescimento demográfico o que contribuio para uma cultura de massas que a publicidade e propaganda pretenderam manipular no seu interesse os principais veículos de condução foram jornais rádio e cinema.
América sai bem apesar da crise criada pela grande pressão o que leva a que os artistas fossem para la, assim os estados unidos passam a ser o foco e o centro dos novos movimentos artísticos, surge o aparecimento do jazz e estrelas de cinema, gerando um clima de optimisto e prosperidade.
CINEMA
Surge como sequencia do aparecimento da fotografia e destaca-se a ficção e a reportagem documental, começa por ser mudo e passa a grande testemunho social do século 20.
FAUVISMO
È o primeiro movimento de renovação da pintura francesa depois do impressionismo. Opõem-se ao impressionismo.
Controi uma pintura nova que pretende anular a teorização da arte, transmite emoções estéticas profundas através da exaltação da cor, usa cores fortes e contranstantes que delimitam e definem as formas planas, o tratamento do espaçao e livre, linhas lisas e finas e pinceladas directas e finas.
EXPRESSIONISMO
Nasceu na Alemanha no inicio do século 20
Representa as realidades invisíveis executando