Chauí
A tradição libertaria luta pela justiça e liberdade e vai contra os mais “fortes” que tentavam oprimir os menos favorecidos. Dentro dessa tradição são encontradas as revoltas conhecidas por milenaristas, tais como a reforma protestante e a revolução inglesa de 1644. La Boétie, um jovem filósofo, dizia que o povo se submete a servir aos que estão no poder por vontade própria, já que um líder não é diferente em nada do seu súdito, fisicamente a não ser na vontade do súdito de servi-lo. Afim de explicar não de onde vem essa submissão mais sim a tirania, ele observou que ela se origina do desejo de posem de poder. A submissão por sua vez se dá ao fato de que preferimos nos curvar em troca de bens materiais, ao invés de usufruirmos da liberdade gratuita.
Abaixo seguem as três principais correntes do socialismo:
Socialismo Utópico: Imaginavam cidades tais como cooperativas. Todos trabalhariam, tendo direito a mesma educação, alimentação, transporte, enfim, tudo o que se pode comprar seria direito igual de todos. Anarquismo: Eles defendem a ideia de que as pessoas são capazes de se autogovernarem, sem uma autoridade maior. Eles criaram também os “delegados”, cabia a eles representar sua comunidade perante a federação tratando de um assunto previamente estabelecido. Porém esse poder lhe era delegado somente para aquele assunto, naquela situação, uma vez o problema resolvido o poder lhe seria tirado e caso ele não alcançasse o objetivo esse poder era repassado a alguma outra pessoa. Os anarquistas lutavam contra toda forma de autoritarismo. Comunismo: Procura a igualdade entre as classes sociais.
Anhanguera educacional unidade Anápolis. Novembro/2012 Alunas: Amanda Peixoto Lacerda RA: 3730730262 Júlia Da Silva Passos RA: 3724675600