Fichamento Chaui
1 - Dados do autor: Marilena de Souza Chauí nasceu na cidade de São Paulo, no dia 4 de setembro de 1941. Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1965), especialização em Licenciatura pela Universidade de São Paulo(1965), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo(1967) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo(1971). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia.
2 - Dados da Obra: Conferência proferida na abertura do seminário: “A Construção Democrática em questão” no dia 22 de abril de 1997, no Anfiteatro de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH-USP.
3 - Ideia Principal: A obra estudada discute o neoliberalismo como uma das formas contemporâneas de exploração e dominação, tendo como desencadeamentos principais a insegurança, a dispersão, o medo, e o sentimento do efêmero e da destruição da memória objetiva dos espaços. Tal sistema, ao afirmar que os imperativos do mercado são racionais e que, por si mesmos, são capazes de organizar a vida econômica, transforma a violência econômica em paradigma e ideal da ação humana. Com tal perspectiva apresentada, a obra traz em foco a relação entre a ideologia neoliberalista com a educação. Ou seja, o momento em que a educação é utilizada como mercadoria, respeitando as leis do mercado consumista. Essa visão prejudica as universidades e o futuro do próprio país, inclusive na esfera econômica, o que parece ser irônico. Assim, Marilena apresenta as consequências do neoliberalismo na educação em uma visão ampla da sociedade.
4 - Citações da Obra: “A terceira escola é a universidade pública propriamente dita. Nela, os docentes dedicam-se ao ensino e à pesquisa em tempo integral, dependem inteiramente dos recursos públicos (nos dois sentidos do termo: os orçamentos e os resultados são públicos e