Fichamento Ciencias Humanas Marilena Chaui
Curso: Relações Públicas – Matutino - 1º Semestre
Nome: Vitória dos Santos Gomes
Fichamento: CHAUÍ, Marilena. Convite a Filosofia. Unidade 7, capitulo 4 - Ciências Humanas. São Paulo – SP: Editora África, 2000.
Ciências Humanas
As ciências humanas procuram estudar seus objetos empregando conceitos, métodos e técnicas propostas pelas ciências da Natureza.
O homem como objeto cientifico é uma ideia que surgiu no século XIX.
A ciência trabalha com a objetividade mostrando dificuldade para estudar o ser humano, visto que sua principal característica é ser subjetivo.
A partir do século XV surge o período humanista, o homem passa a ser visto de outra forma: como aquele que é destinado a dominar a Natureza, controlar a sociedade, desenvolve artes, técnicas e ofícios.
Com pontapé inicial de Augusto Comte nasce no século XIX o período do positivismo, que sustenta a ideia de haver um estudo cientifico da sociedade, a sociologia.
Emile Durkheim desenvolveu como ciência a sociologia positivista que tem como foco estudar a sociedade através da análise e da síntese.
O período do historicismo, desenvolvido por Dilthey sustenta que o estudo do homem não pode ser por observação e experimentação, e sim por compreensão do sentido, pelo espírito e pela sua cultura.
O historicismo resultou em dois principais problemas: - O Relativismo, em que as leis da ciência só eram validas para cada espécie e cultura, não sendo universais. - A subordinação á filosofia e a historia, em que o ser humano e a sociedade só são compreensíveis se seu estudo cientifico subordinar-se a uma teoria geral da historia.
Max Weber escapou destes problemas desenvolvendo o “Tipo Ideal” que permite compreender fatos particulares observáveis.
A Fenomenologia determinou de vez a diferença entre a esfera homem e a esfera Natureza, daí para frente fragmentando a esfera homem em diferentes essências.
A perspectiva positivista e a perspectiva