O que é ideologia
Marilena Chauí
CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia?. 15ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1980.
Indicado para acadêmicos das áreas humanas.
Roberta Souza Martins Santos.
Marilena de Souza Chauí nasceu na cidade de São Paulo, no dia 4 de setembro de 1941, filha do jornalista Nicolau Chauí e da professora Laura de Souza Chauí. É professora de História da Filosofia e de Filosofia Política da Universidade de São Paulo, autora de mais de dez livros.
Marilena Chauí propõe em seu livro que para ter uma compreensão maior sobre o que é ideologia deve-se olhar para o passado e buscar respostas através da analise feita pelos grandes pesadores e filósofos, assim tenta explicar como funciona a ideologia e sua organização.
Ela inicia sua definição “o que é ideologia” partindo de alguns exemplos, de que para os filósofos gregos, movimento era qualquer alteração da realidade, seja ela qual for. Com base nisso, Aristóteles elaborou a teoria das quatro causas. Que são, a causa material (a matéria), a causa formal (a forma), a causa motriz ou eficiente (a mão de obra) e a causa final (o motivo dela ser feita). Era uma tentativa para dar explicação ao problema dos movimentos. Então, as diferentes relações entre as quatro causas explicam tudo que existe, o modo como existe e se altera, e o fim ou motivo para o qual existe.
Depois de Aristóteles, Augusto Comte se encarregou de ampliar a visão de o que era ideologia. Para Comte, a humanidade tende a passar por três fases: a fase fetichista ou teológica em que o homem explica a realidade por meio do mover divino; a fase metafísica em que o homem explica a realidade através de princípios gerais e abstratos; e a fase positiva ou cientifica em que o homem contempla a realidade, a analisa, formula leis gerais e cria uma ciência social que servirá de base para o comportamento individual e coletivo. Cada uma dessas explicações para os