A Ideologia Ou Ideologias
Pelo senso comum, fazemos julgamentos, estabelecemos projetos de vida, adquirimos convicções e confiança para agir. É baseado em fontes de conhecimento entre as quais o bom-senso, a tradição, a intuição e a autoridade de um conhecimento específico.
Bom senso trata-se do "filosofar" espontâneo do homem comum, chamado de "filosofia de vida", que supõe já certa capacidade organização, independência de quem analisa a experiência de vida cotidiana.
É a escolha de alguns critérios para decidir sobre os problemas e dúvidas encontrados. Criteriosidade, porém, pouco rigorosa. Mesmo não tendo acesso à filosofia e à ciência, alguns homens são capazes de desenvolver um senso crítico, uma sabedoria de via, por meio da qual podem assumir uma postura de certa independência em relação à avalanche de informações e pressões ideológicas que os cercam a todo instante.
O bom senso possibilita avaliar, com certo grau de crítica, o transcorrer dos fatos e a maneira vulgar de pensar.
ideologia em sentido amplo e sentido restrito : Ideologia no sentido amplo.
A ideologia no sentido amplo, é aquela voltada para as discussões e práticas pedagógicas sobre algum assunto em pauta, comum para todas as classes.
Ideologia no sentido restrito.
É aquela presente nos grupos poderosos e privilegiados, com grande influência. É denominada de ideologia negativa. A ideologia no sentido amplo é chamada de ideologia positiva.
a concepção de Gramsci : Na concepção de Gramsci, existem duas ideologias: Orgânica e Arbitrária. A primeira é coletiva e necessária aos homens. Já a arbitrária tem o sentido negativo e pertence a classe dominante e não ajuda a estabelecer consenso entre as pessoas. conceituação de ideologia para Marilena Chauí :