PIL
Aguiar da Beira, 27 de Novembro 2014
- Introdução
- Autor
- Resumo do livro
- Personagens do livro
- Se o título é adequado ao livro
- Linguagem
- Críticas
- Apreciação
- Conclusão
- Bibliografia
Com este trabalho pretendo dar a conhecer o livro “O Rapaz de Louredo”.
Neste trabalho vou falar do que trata o livro. Irei apresentar o seu autor e farei a minha apreciação pessoal como leitor.
O autor deste livro é António Mota. António Mota nasceu em Vilarelho, Ovil, concelho de Baião, em 16 de Julho de 1957,só por curiosidade é o dia em que eu nasci. É um escritor português. Foi professor do Ensino Básico, tornou-se conhecido principalmente como autor de literatura infanto-juvenil. Escreveu em 1979 o seu primeiro livro, “A Aldeia das Flores” e publicou dezenas de obras. Recebeu vários prémios, dos quais se destacam o Prémio da Associação Portuguesa de Escritores (1983) para “O Rapaz de Louredo”, o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens (1990) para “Pedro Alecrim”, o Prémio António Botto (1996) para “A Casa das Bengalas”, o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens para “Se eu fosse muito magrinho”. Em 2008 foi agraciado com a Ordem da Instrução Pública. Em 2010, foi nomeado para os Prémios de Autor da SPA/RTP na categoria Literatura Infanto-Juvenil com “Pinguim”. Em 2012 foi nomeado como candidato português ao prémio literário sueco Alma 2013.
Este livro retrata os tempos e costumes antigos, da população rural, e o seu modo de viver. O livro é um bom exemplo, pois fala na vida de um rapaz de dez anos chamado Jorge que estava ansioso por ser o ultimo dia de aulas na escola primária, depois ficou maravilhado por ouvir o seu nome na lista de quem tinha sido aprovado, logo que tinha passado de ano, mas ao mesmo tempo triste, porque o seu amigo Armindo não tinha tido a mesma sorte, pois