Ideologia
Juliana da Silva
Profº Janes Fidélis Tomelin
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Administração/Marketing (MKT 23) – Filosofia
RESUMO
A evolução da ideologia durante os anos foi constante ela esta presente em várias fases da vida de toda uma humanidade. Podemos dizer que ela esta presente nas mais diversas atitudes, em uma discussão política se obtêm varias idéias diferentes, mas todas têm o mesmo propósitos.As mudanças não param de acontecer a tendência do ser humano é estar sempre adaptado a novos pensamentos e modos de vida.
Palavras-chave: Ideologia, Idéias, História.
1 INTRODUÇÃO O conceito de ideologia definiu-se em um conjunto de idéias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de pessoas, podendo estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais. Podendo também ser reduzida a uma concepção distorcida da historia das pessoas, ou a uma abstração completa dela.
Este conceito de ideologia foi criado pelo Frances Antoine Louis Claude Destutt de Tracy (1975-1836), em seu livro “Elementos da Ideologia” 1801. O livro foi escrito para o estudo cientifica das idéias.
Nas décadas seguintes o livro de Destrutt de Tracy, o termo ideologia foi utilizado com outros significados por vários filósofos que interpretavam a palavra ideologia de outras formas.
A ideologia se constrói e transmite em situações concretas no espaço e tempo especifico, tornando-se propriamente ideologia, quando não é considerado sob forma de mito da religião ou da teologia e sim, quando no lugar das divindades, encontramos as idéias.
2. CONCEITOS PRINCIPAIS
A ideologia transforma as idéias particulares de uma classe dominante em idéias universais. Em vista disso, ela é uma ilusão necessária à dominação que inverte as idéias, que tem por consequência um conjunto de idéias e valores que são ligados pelo que se compara pela dominação real e que pretendem ter assim uma sociedade de idéias e valores.
A