A Cultura Do Cinema
Paula Rego nasceu a 26 de Janeiro de 1935 em Lisboa, com apenas 17 anos de idade, Paula, muito incentivada pelo seu pai, ingressou para a Slade School of Fine Art em Londres, onde conheceu vários artistas entre os quais o seu futuro marido, Victor Willing, com quem casou em 1959 e de quem teve 3 filhos.
Após várias viagens entre Portugal e Londres, finalmente fixa-se em Londres não cessando as viagens e visitas a Portugal, principalmente à sua família na Ericeira. Actualmente, é representada pela Marlborough Fine Arts, ainda trabalhando e residindo em Londres. O seu reconhecimento foi alcançado maioritariamente nos anos 90, elevando assim o seu nome não só no quadro artístico português ou inglês, mas também internacionalmente, com 50 anos.
Em 1990 tornou-se a Primeira Artista Associada da National Gallery, em Londres, Paula conta com inúmeras exposições individuais, retrospectivas em museus e galerias de renome, conta ainda com vários prémios e distinções. Entre essas distinções destaca-se: em 2010 recebeu a Ordem do Império Britânico com o grau de Dama Oficial pela sua contribuição para as artes; Em 2011 recebeu o Doutoramento Honoris Causa da Universidade de Lisboa; E Paula Rego foi ainda considerada uma das quatro melhores pintoras vivas de Inglaterra.
“The Barn” (O celeiro) é uma tela de 1994 em acrílico, cujo tema é uma rapariga a ser espancada por duas adolescentes.
É de linguagem técnico-formal devido às suas: influências; planos; composição; e cores. Tem presentes os movimentos realistas e neo-expressionistas, onde a sua composição é dominada por uma figura central e diversos enquadramentos.
“O Celeiro” teve como inspiração a arte popular junto com o conto de Joyce Carol Oates, a história conta uma amizade entre duas adolescentes de fraco carácter que tinham por hábito faltar à escola e quando uma delas arranja um namorado a outra fica ciumenta e acabam por separar-se. A jovem ciumenta