O Cinema de Lars Von Trier e a influencia da cultura moderna
CLOVIS VICTOR NASCIMENTO PITOMBEIRA
O CINEMA DE LARS VON TRIER E A INFLUENCIA DA CULTURA MODERNA
MARIANA
AGOSTO – 2013
CLOVIS VICTOR NASCIMENTO PITOMBEIRA
O CINEMA DE LARS VON TRIER E A INFLUENCIA DA CULTURA MODERNA
Trabalho apresentado á Professora Christiane Pagano, da disciplina História Moderna, da turma 13.1, turno manhã do curso de História.
UFOP - ICHS
Mariana - 12/08/2013
RESUMO
Este trabalho compreende um breve estudo sobre três filmes do cineasta Lars Von Trier, Fazendo uma breve análise e comparação ás principais ideologias surgidas durante o período da idade moderna se tornando uma ferramenta pedagógica interessante ao estudo da história por meio da sétima arte.
INTRODUÇÃO
Este trabalho pretende definir as comparações entre alguns filmes do cineasta Lars Von Trier e as principais linhas de pensamento decorridos na modernidade dialogando diretamente com a sua filmografia entre seus ideais, seus personagens e seu roteiro vendo em consideração a proposta do cinema e suas atribuições artísticas individuais, entretanto acreditando findar em uma obra coletiva de cunho mostrar um pensamento lógico. O cinema atual esta inserido em um idealismo capitalista mas isso não pode ser um fato desmerecedor do seu papel artístico e expressivo, já lhe foi atribuído também o papel de ilustração do pensamento social, deste tempo, em filmes que pretendem ter o diálogo direto com o expectador, ou de outra temporalidade, quando retrata sociedades antigas. O filme “Ben Hur” de Willian Wyler se tornou um dos clássicos do cinema americano, passando-se em Jerusalém no início do século I. As