Diabolização da mulher na idade média
DIABOLIZAÇÃO DA MULHER NA IDADE MÉDIA
INTRODUÇÃO:
Pretende-se tratar da questão da visão dos padres na idade média com a relação a mulher,gerando no ocidente cristão a ideia em que a mulher esta associada com o demônio. Com a reforma gregoriana no qual instituíram o celibato dos padres a igreja passa a ter uma leitura do cotidiano misógina.Passa a ser muito comum ouvir afirmações de padres procurando exaltar os defeitos da mulheres. Esta aversão contra o sexo feminino ganha uma proporção dada pela igreja.
Os padres realizavam estudos sobre a bíblia em especial o livro de Gênesis para justificar a repugnância contra a mulher. As mulheres eram sempre comparadas a Eva.
Segundo Georges Duby, ao buscarem as leituras e interpretações do livro bíblico de Gênesis, os padres medievais não estavam preocupados apenas com os seus fiéis, eles também precisavam cuidar de si mesmos. Estando na categoria dos homens não sexuados precisavam convencer-se de que a mulher é um agente de satã na terra, nela só existiria tentação e sedução, portanto era preciso afastar-se para obter a salvação1. Passando a ser comum ouvir afirmações como esta:
(...) Tu deverias usar sempre o luto, estar coberta de andrajos e mergulhada na penitência, a fim de compensar a culpa de ter trazido a perdição ao gênero humano (...) Mulher, tu és a porta do diabo. Foste tu que tocaste a árvore de Satã e que, em primeiro lugar, violaste a lei divina” . 2
Árvore de satã? isso lembra algo que a maioria de nós já ouvimos falar. A história bíblica que esta localizada no livro de Gênesis que é citado o pecado de Eva ao comer o fruto que Deus havia proibido, diz respeito ao tema do futuro estudo.
Segunda a história bíblica Eva pecou e fez com que a Adão pecasse, sendo assim ela foi considerada um agente do mal contra a vida do homem. Assim como Eva todas a mulheres estavam propensas ao mesmo erro e agir de forma maligna contra o homem. Os padres pregavam e