A Mulher e a Religiosidade - o declínio da deusa mãe e a ascenção do deus pai
O DECLÍNIO DA DEUSA MÃE E A ASCENSÃO DO DEUS PAI
Denise Martins Caldeira Moda Nardelli1
RESUMO
O presente artigo tem como finalidade expressar o movimento do pensamento intelectual pautado na figura da mulher. Tentaremos desenvolver um debate de gênero, cuja perspectiva filosófica é perceber a transição da imagem feminina ao longo do medievo. Nesta época, no depararemos com a imagem feminina fragilizada, sendo por interpretações da igreja ou social. Nosso objetivo é destacar a razão que levou à morte o culto à divindade feminina encontrada nos mitos e a sua transformação em culto ao deus-macho: a destruição da sociedade matriarcal e o surgimento da patriarcal.
Palavras-Chaves: Mulher, bruxaria, Idade Média e Inquisição.
INTRODUÇÃO
Cuidado com a fogueira que acendes contra teu inimigo.
Não vá se chamuscar nela.
William Shakespeare
O presente artigo tem por finalidade mostrar como se deu a transição da figura da mulher desde os mais tenros anos da humanidade até o Medievo, época em que nos deparamos com a figura da bruxa.
Nosso objetivo é destacar a razão que levou à morte o culto à divindade feminina encontrada nos mitos e a sua transformação em culto ao deus-macho: a destruição da sociedade matriarcal e o surgimento da patriarcal.
O estudo seguirá com a dissertação sobre o subjugamento da mulher ao homem por meio de um discurso religioso sobre a virgindade, onde a sexualidade feminina era atacada pela Igreja com o objetivo precípuo de exercitar seu poder sobre a sociedade como um todo.
Falaremos sobre a chamada “Santa Inquisição” que levou milhares de pessoas às fogueiras, em sua esmagadora maioria as mulheres, destacando como eram realizados os processos nos tribunais, os julgamentos e as conseqüentes condenações.
Demonstraremos que a sociedade atual guarda fragmentos de uma sociedade doente, recheada de fantasmas, bruxas, feiticeiras e agentes satânicos.
Esperamos prestar subsídios para a reflexão.