Quimioterapia
A Oncologia é a especialidade médica que estuda as neoplasias ou tumores, que podem ser benignos ou malignos. A origem da palavra vem do grego oykos, que significa volume. No Brasil, a Oncologia é também chamada Cancerologia.
A Oncologia tornou-se uma disciplina complexa, que conta com o auxílio de outras especialidades como: Cirurgia, Pediatria, Patologia, Radiologia, Psiquiatria e muitas outras. Portanto, é de suma importância o tratamento multidisciplinar, envolvendo médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais.
O primeiro objetivo do médico Oncologista visa a curar os pacientes para devolver-lhes um lugar na sociedade. Um bom tratamento deve ser indicado para todos os tipos de câncer, mesmo para aqueles em que a chance de cura é pequena. Requer esperança e determinação para que as dificuldades e perigos sejam derrotados e os insucessos que por vezes ocorrem sejam encarados de modo mais objetivo.
Caso a cura não seja possível, cabe ao médico oncologista apontar ao paciente com câncer um segundo objetivo, que seria uma satisfatória remissão da doença, fazendo com que o paciente fique bem consigo mesmo pelo maior tempo possível, longe de efeitos do câncer e de hospitalizações. Quando a chance de remissão é remota, o objetivo passa a ser controlar a doença e seus sintomas com o uso adequado de terapêutica paliativa.
O objetivo maior é melhorar a qualidade de vida do paciente e não apenas prolongar uma vida sofrida. O médico deve ajudar o paciente a manter a sua dignidade, entender sua fraqueza e evitar sentimento de frustração. É importante que o médico tenha condições de desenvolver o bom julgamento para o interesse do próprio paciente. Com bom-senso e sensibilidade esses objetivos se tornam atingíveis.
3 O QUE É O CÂNCER?
É definido como um tumor maligno que se caracteriza pelo crescimento descontrolado de células anormais e defeituosas.
Em situações normais, toda vez