quimioterapia
INTRODUÇÃO
A quimioterapia antineoplásia ou seja a utilização de agentes químicos isolados ou em combinação, tem como finalidade eliminar células tumorais do organismo. Ela é comumente tóxica para inúmeras células normais do organismo (as da medula óssea e das mucosas em geral) é uma modalidade de tratamento sistêmico, bem como uma das mais importantes e promissoras maneiras de combater o câncer.
A indicação de quimioterapia implica uma série de fatores que devem ser levados em conta no seu planejamento a idade do paciente, o estado nutricional, as funções renal, hepática e pulmonar, a presença de infecções, o tipo de tumor a existência de metástases e sua extensão, além de condições de vida, o principal indicador de prognóstico do paciente oncológico.
Para a aplicação da quimioterapia, é necessária uma avaliação prévia do paciente, cuja finalidade é a de assegurar que seu organismo esteja em condições de superar as reações adversas que estará submetido ao tratamento. O tratamento quimioterápico é totalmente contra-indicado para menores de três meses e os de idade muito avançada, aqueles com comprometimento muito acentuado do estado geral, com metástase cerebrais intratáveis.
O QUE È QUIMIOTERAPIA
O termo quimioterápico refere-se ao tratamento de doenças por substâncias químicas que afetam o funcionamento celular.
Agentes quimioterápicos também podem ser utilizados para o tratamento de doenças autoimunes, tais como: esclerose múltipla, artrite reumatoide, podem ser utilizados na supressão de rejeições a transplantes diversos (imunossupressão).
TIPOS DE QUIMIOTERAPIA
Poliquimioterapia: É a associação de vários citotóxicos que atuam com diferentes mecanismos de ação, sinergicamente, com a finalidade de diminuir a dose