A CRIANÇA E O BRINQUEDO
INTEGRAÇÃO ensino⇔pesquisa⇔extensão
Agosto/2001
O BRINQUEDO E A CRIANÇA*
Dinéia Hypolitto**
Resumo: O presente tema terá como um dos objetivos principais verificar quanto e como o brinquedo pode interferir nas relações humanas dentro do sistema escolar. A presença da brinquedoteca nas escolas é necessária para poder proporcionar aprendizagem, aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades de forma natural e agradável.
Devemos refletir sobre a formação dos nossos educadores para que os mesmos possam compreender que a brinquedoteca é um espaço em que as crianças (e os adultos) poderão brincar e aprender com toda a riqueza do aprender fazendo.
Palavras-chave: Brinquedo, criança, brinquedoteca, escolas, educadores.
Abstract: This paper aims at checking how much toys can interfere in human relationships within the school system. The presence of a toy collection in schools is necessary in order to grant learning, the acquisition of knowledge and the development of skills in a natural and pleasant way. We must consider the formation of our educators in order they may understand that toys are a space in which children (and grown-ups as well) will be able to play and learn with all the richness achieved through doing and learning.
Key words: toys, child, toy collection, schools, educators.
Brinquedo e criança: uma combinação perfeita e inseparável. O apelo lúdico vem – em meios mais sofisticados – da manipulação televisiva, em que não faltam os brinquedos importados, cheios de cor e de vida.
No entanto, uma criança, não necessariamente de periferia, pode fazer da observação de uma formiga saúva comunicando-se em cochichos com as amigas, enquanto carrega folhas para o formigueiro – um entretenimento de horas e horas. Em oposição à postura quieta da criança, o imaginário agita-se ao idealizar a casinha da formiga.
Quando faz o enterro de um sapo, então, repetindo e enriquecendo o ritual dos vivos, prepara-se – sem saber