A criança e o jogo / jogo e brinquedo / o prazer mais baiano / porque as crianças brincam?
Data: 28/10/2011 VII Semestre
Professora: Maria Etelvina
Disciplina: Ludicidade e Corporeidade
Alunas: Elisangela Bomfim dos Santos e Maria de Fátima Nascimento de Jesus
Textos: A criança e o jogo / Jogo e brinquedo / O prazer mais baiano / Porque as crianças brincam?
1º) Porque as crianças brincam?
A Partir da análise dos textos é possível dizer que as crianças brincam para descobrir algo novo “um mundo novo”, onde sentimentos, atitudes, reações e prazer são colocadas para fora, e o interagir seja com os pais ou outras crianças devem ser estimulados, pois, fortalece suas capacidades de socialização. E o jogo facilita esse processo de socialização, como um meio de desenvolvimento da criança, onde o brincar pode levar-la a um relacionamento interpessoal.
E a partir do brincar é necessário que se entenda que a agressividade que é colocada pela criança, deve ser entendida como saudável, pois segundo Fernandez a agressividade faz parte do impulso de conhecer e Freud confirma colocando a agressividade como um componente constitutivo de toda a pulsão e, portanto também da pulsão epistemofilica e do desejo de saber e aprender. Sendo assim é utilizado a agressividade numa forma de atividade que tenha uma finalidade básica objetiva. Onde o ato de brincar é intrínseco no ser humano.
2º) Destacar os conceitos do texto “Jogo e Brinquedo” fundamentado-os.
O texto Jogo e brinquedo trazem algumas reflexões de teóricos para sua fundamentação. Pautando o jogo existente desde a antiguidade e enfático no processo social e cultural. E o brinquedo é visto como fator de desenvolvimento da criança, pois, o mesmo possui características onde a criança possui domínio sobre eles mesmos. OLIVEIRA (1984) aponta a confecção do brinquedo como estimulante na aprendizagem, pois a criança aprende a trabalhar e a transformar, constituindo um novo objeto e instrumento para brincar. É a partir dessa confecção que estimulara a