Jogos, brinquedos e brincadeiras no desenvolvimento da criança disléxica
Este trabalho apresenta os jogos, brinquedos e brincadeiras como essência para o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança. Brincar provoca o funcionamento do pensamento e alcança níveis de desempenho que só as ações por motivação intrínseca conseguem ao estimular o aspecto cognitivo e motor da criança. A criança que brinca desenvolve a sociabilidade, faz amigos e aprende a conviver, respeitando o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo. Brincando prepara-se para o futuro, experimentando o mundo ao seu redor dentro dos limites de sua condição atual e dando um sentido para a sua vida.
Sendo assim, o que se propõe é uma tentativa de demonstrar como os jogos, brinquedos e brincadeiras contribuem no aprendizado e desenvolvimento de crianças portadoras de dislexia, bem como sugerir atividades que tragam benefícios a este grupo de crianças. O Título “Jogos, brinquedos e brincadeiras no desenvolvimento da criança disléxica” já coloca em destaque sua temática mais significativa. Trata de elucidar e dar ênfase à necessidade dos jogos, brinquedos e brincadeiras que não só fazem parte da espontaneidade natural da criança, mas do contexto escolar intencional para seu desenvolvimento físico, psicossocial e motor. Nesta pesquisa foi inserida a questão da criança portadora de dislexia que sofre com os efeitos da desinformação e falta de preparo por parte dos professores e pais e da sociedade em si, podendo causar um grande fracasso escolar e afetivo.
A escola, espaço privilegiado de vida e aprendizagem, deve criar condições para o aluno realizar atividade lúdica e, ao mesmo tempo, poder empregá-la como estratégia de ensino e de aprendizagem.
PALAVRAS - CHAVE: Jogos - Brincadeiras - Brinquedos - Dislexia -
Desenvolvimento Infantil.
ABSTRACT
This paper presents the games, toys and games as essence for developing cognitive, social and emotional of the child. Playing causes the functioning of thought and reach levels of