O LUDICO
INTRODUÇÃO
A emoção interfere no processo de retenção de informação. É preciso motivação para aprender. O cérebro modifica-se em contato com o meio durante a vida. A formação da memória é mais efetiva quando a nova informação é associada a um conhecimento prévio. A escola deve ser um espaço que motive e não somente se ocupe em transmitir conteúdos. Para que isso ocorra, o professor precisa propor atividades que os alunos tenham condições de realizar e que despertem a curiosidade deles e os faça avançar. É necessário leva-los a enfrentar desafios, a fazer perguntas e procurar respostas. Assim, esse trabalho busca analisar qual a importância da motivação na aprendizagem dos alunos, uma vez que é fator relevante nesse processo, buscando esclarecer a influência do lúdico como fonte de motivação para uma aprendizagem mais criativa, que desperte o interesse dos alunos. Para tanto, as atividades propostas neste projeto serão realizadas com alunos do 1º e 3º anos de duas escolas particulares. A pesquisa parte do questionamento sobre a possibilidade de uso de atividades lúdicas para motivar o aluno a aprender. A pesquisa bibliográfica que serve de aporte teórico se refere à teoria de Bock (2008), Dorin (1978), Antunes (1999), Betteheim (1998). Dentre as atividades a serem desenvolvidas em agosto destacamos: jogo da pizza e jogo de rimas.
.
PROBLEMA
É possível utilizar o lúdico para motivar os alunos na aprendizagem?
HIPÓTESE
A motivação é um fator relevante para o sucesso no processo de aprendizagem dos alunos, uma vez que é preciso estar presente no cotidiano da sala de aula. E a escola pode utilizar o lúdico para motivar o aluno a aprender.
JUSTIFICATIVA
Atribui-se a motivação tanto à facilidade quanto à dificuldade para aprender. A motivação é o processo que mobiliza a ação a partir de uma relação entre ambiente, necessidade e objeto de satisfação. Isso significa que a base da motivação está à