Ludico como ferramenta do professor
O trabalho de conclusão de curso, intitulado como “O lúdico como estratégia pedagógica facilitador da aprendizagem- Através de enfoques psicopedagogicos”, destaca temas relacionados à importância do brincar para o desenvolvimento da criança, o lúdico como instrumento pedagógico do professor- psicopedagogo.
O presente tema parte do entendimento de que é necessário que os professores renovem suas práticas pedagógicas inovando suas estratégias adequando-as ao contexto atual e as características e necessidades de seu aluno.
O trabalho justifica-se pela compreensão de que a prática pedagógica do professor pode interferir no processo de aprendizagem dos alunos podendo assim contribuir para o fracasso e indisciplina escolar. O projeto expõe o trabalho do psicopedagogo utilizando o lúdico como metodologia para analisar a dificuldade de aprendizado, sendo utilizado como referência autores como, Santos, Cruz, Lacerda, Meyer e outros citados na referência deste projeto.
O psicopedagogo tem um papel importante, observar os gestos, atitudes, comportamento e outros. Após a criança ser analisada, o psicopedagogo, realizará as intervenções necessárias para que se possa chegar ao resultado final.
Um dos papeis do psicopedagogo, é orientar educadores na identificação da dificuldade de aprendizagem. Tendo atualmente como um dos instrumentos o lúdico, que utiliza como metodologia as brincadeiras e jogos, instigando assim, o saber do educando para expor as dificuldades ou habilidades do mesmo, para um melhor aprendizado.
Utilizou-se como metodologia a pesquisa de cunho descritivo- qualitativo. Entrevistamos (02) duas psicopedagogas de duas escolas localizadas no município de Barueri e em Jandira. Para tanto, utilizamos como coleta de informações entrevista semi-estruturadl.
Os temas discutidos foram, a importância que o lúdico possui para a aprendizagem, se o lúdico é utilizado como recurso pedagógico, em que
10 dificuldade é utilizada com mais frequencia,