Projeto Para Colabora O
1 TEMA
O Lúdico como recursos da prática profissional de Orientadores Educacionais e Psicopedagogos.
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Este trabalho, se embasará na compreensão de que o lúdico é um importante princípio na construção do saber, onde são envolvidos os indivíduos participantes em suas respectivas ações e os vários estados de consciência e vivências em relação aos diferentes contextos sociais.
Para isso, serão realizadas análises teóricas e metodológicas para que se possa ser feito uma reflexão sobre a atuação do psicopedagogo e a ação do lúdico nas aulas, no processo de aprendizagem e construção de conhecimento.
3 PROBLEMA
A partir dos citados contextos, este estudo busca responder a seguinte indagação: Como o lúdico pode ser incluído dentro da prática dos orientadores educacionais e psicopedagogos?
4 OBJETIVOS
4.1 Objetivo Geral
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a compreensão da atuação do psicopedagogo, bem como a compreensão do lúdico, suas origens e a importância de suas atividades na educação infantil, uma vez que se entende que o jogo, os brinquedos e as brincadeiras são fundamentais e servem como suporte para que a criança atinja o desenvolvimento integral.
4.2 Objetivos Específicos
Identificar o papel do psicopedagogo dentro do meio educacional, bem como suas ferramentas de trabalho;
Analisar o lúdico como estratégia de superação das dificuldades de aprendizagem;
Revisar a literatura que trata sobre o uso do lúdico na prática docente e como uma metodologia.
5 JUSTIFICATIVA
Temos em vista, que um dos objetivos da psicopedagogia, é intervir à fim de levar a conciliação entre a criança e seus objetos de conhecimentos. Intervindo juntamente com o professor, o psicopedagogo mostrará ferramentas que auxiliem o professor na construção do conhecimento para os alunos que possuem mais dificuldades, e uma dessas ferramentas é o lúdico.
Nós seres humanos em todas as fases de sua vida, se desenvolve sempre descobrindo e