Pedagogo no espaço não escolar
O presente trabalho apresenta as atividades e atribuições pertinentes à atuação do pedagogo em instituições e ONGs, a fim de exercer direta ou indiretamente uma prática educativa, motivadora e interessante, através de processos de transmissão e assimilação ativa de saberes e modos de ação, tendo em vista a formação de um indivíduo pleno, no que diz respeito ao âmbito social, valorizando o desenvolvimento de suas competências, habilidades e ação reflexiva na perspectiva de favorecer a adaptação do indivíduo, seu reconhecimento e seu crescimento intelectual e profissional.
Envolvido e compromissado numa perspectiva de transformação social, o pedagogo viabiliza um trabalho abrangente na dimensão pedagógica, assim como seu caráter mediador na construção de propostas, fortalecimento do grupo e de seus interesses comum além de desenvolver estratégias e meios que resultem em produtividade, ações cooperativas e interativas.
Seja na escola ou em qualquer outro espaço sempre há uma prática educativa, permeada pelo processo de ensino aprendizagem que gera uma ação pedagógica, logo o pedagogo tem papel representativo e essencial, junto à sociedade. O pedagogo no século XXI
O pedagogo tem uma grande responsabilidade quando colabora em espaços muitas vezes por ele desconhecido, saindo do espaço escolar para se inserir neste novo espaço de atuação redifinidada, saindo dos muros da escola, para prestar seus serviços nestes lugares até então não conhecidos exemplificando os contextos não escolares (Hospitais, Empresas, ONGs, Instituições).
O Pedagogo ao fazer parte deste processo muitas vezes se vê despreparado pelo fato de não ter tido em sua vida acadêmica de práticas e teorias ligadas a estes contextos não escolares. Necessariamente a partir do momento que este profissional de fato for valorizado em todos os seus aspectos, poderemos assegurar a eficiência e eficácia do seu trabalho dentro da instituição por participar ativamente de
seus