O LÚDICOCOMOFERRAMENTAPEDAGÓGICA
10590 palavras
43 páginas
INTRODUÇÃODiante de uma sociedade onde a produção de bens materiais e o egoísmo em esta só, a violência e a urbanização acelerada, o lúdico passa a ser “desnecessário”, “irrelevante” para a sociedade moderna, categorizando como uma ferramenta de passatempo desfavorecendo o verdadeiro valor e função do lúdico.
Esta pesquisa busca expressar os pontos conseguidos com a pesquisa bibliográfica sobre o lúdico, buscando relatar a importância da ludicidade para o educando, e mostrando a potencialidade desta ferramenta pedagógica para o professor. O lúdico e um dos temas que vem sendo discutidos por teóricos, pesquisadores e professor.
O lúdico e a essência da infância e o seu uso permiti um trabalho pedagógico possibilitando o desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional e social.
Antes de escrever sobre o lúdico surgem questionamentos: como o lúdico ajuda a criança? Por que o lúdico e tão importante para o desenvolvimento da criança? Como e porque o professor deve usar o lúdico em sala de aula?
Pressupondo que estes questionamentos serão solucionados no decorrer deste trabalho. Buscando contribuir para ajudar nas ações baseadas em elementos lúdicos no processo educativo, com foco no professor e na sala de aula, a fim de desenvolver as inúmeras áreas do conhecimento. Para isso o estudo decorre em quatro subtítulos delineando o tema: O lúdico em pontos históricos; A importância do lúdico; O papel do professor com o lúdico; Ferramentas de uso do professor (Jogos e Brincadeiras).
A prática só será valida se o professor engajar-se com o lúdico e a escola incentiva-lo, a fim de desenvolver nos educandos os fundamentos que o torna uma ferramenta indispensável para o professor.
Contudo a ludicidade em sala de aula dá ao professor uma direção mais clara para suas atitudes, colocações e intervenções. Se realizado levando em conta as necessidades e características da faixa etária com a qual trabalha assegurando, inclusive as melhores condições para conseguir atingir os