Resumo Os brinquedos e a Socialização das crianças
Ao brincar então, a criança confronta-se com a cultura, apropriando-se dela e transformando-a, sendo assim se desenvolvem valores e motivos que os tornam membros responsáveis e produtivos da sociedade.
A brincadeira aparece como a atividade que permite à criança a apropriação dos códigos culturais.
Ou seja, é uma chave para a compreensão do tipo de cultura, traços culturais únicos em algum tipo de informação para identificar a cultura.
Os brinquedos contribuem para a socialização das crianças, em que permitem o acesso a certos códigos culturais e sociais, necessários para a formação de um individuo na sociedade. Permitindo também instaurar uma comunicação com os outros membros, sendo importante no processo de socialização, através dos brinquedos que são objetos específicos da infância.
Os Brinquedos
O brinquedo é aquilo que é utilizado no suporte em uma brincadeira, ou um objeto industrial ou artesanal. Sendo utilizado para uma brincadeira ou não, ele sempre conserva o caráter de brinquedo.
Estes brinquedos transmitem a crianças traços culturais da sociedade em que está inserido.
Segundo Brougère, é com o brinquedo que as crianças constroem suas interações sociais, pois se instaura relações de posse, de utilização, de abandono, de perda, de desestruturação, o que será reproduzido em sua vida futura.
No caso do brinquedo industrializado ou artesanal, o conteúdo simbólico já vem definido, como diz Brougère, neste caso a especificidade do brinquedo esta no fato de ele possuir volume, de propor situações originais de apropriação, convidando a criança à manipulação lúdica, a decifrar os códigos contidos no brinquedo, assim ela irá assimilar os códigos sociais, “dispondo de imagens sociais e de pontos de referencia que ela poderá acionar em outros campos”.
É no