A Construção da indentidade na Ed. Infantil
Ruti Talita Rocha Schmidt
Professor: Rozeli Benner
Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED0338) – Disciplina
14/08/13
Resumo
Aprender exige um processo de significação de cada uma das experiências. Desse modo, investigar se alguém de fato aprendeu, exige conhecer a relação entre esses sujeitos, professor e aluno, em que tempo elas se encontram, quem é o sujeito que ensina, como ensina, o que ensina, quem é o sujeito que aprende, o que deseja aprender, e o que deseja com a aprendizagem, enfim, em que contexto a aprendizagem se efetiva, pois sem a compreensão do contexto, fica difícil o acesso à avaliação da aprendizagem. Muitos profissionais da área educacional utilizam a ludicidade como um recurso pedagógico, pois a utilização de recursos lúdicos, como jogos e brincadeiras, auxilia a transposição dos conteúdos para o mundo do educando. O lúdico aplicado à prática pedagógica não apenas contribui para a aprendizagem da criança, como possibilita ao educador s aulas mais dinâmicas e prazerosas.
Palavras-chave: Aprendizagem; Atividades lúdicas; Construção da identidade.
1 INTRODUÇÃO
O presente paper é resultado da prática de estágio curricular supervisionado realizado no Centro de Educação Infantil Irma Kempner de Farias, localizada na localidade de Cerro Negro, no município de Ituporanga/SC.
Como objetivos o estágio pretendeu colaborar para uma aprendizagem reflexiva, desenvolver atividades dinâmicas e construtivas, enriquecer o vocabulário através dos contos trabalhados em aula, proporcionar um ambiente de livre imaginação e criatividade, conhecer a si próprio e ao outro, valorizar cada ser através das características pessoais, proporcionar a interação e socialização e reconhecer cada ser, considerando o nome como sinal de identidade.
Neste contexto a aprendizagem se estabelece na comunicação entre os sujeitos, por meio de um vinculo afetivo, de forma que é na