ATPS Politicas Sociais regina
1. Introdução.
2. Serviço Social e a Política
3. A Questão Social no Brasil
4. A Cidadania no Brasil
5. Conclusão
6. Bibliografia
1. Introdução
O Serviço Social , até mesmo no no plano antológico, introduzindo uma contradição interna e cabal, pois ser assistente social acabava o mesmo que não ser, tal sua perda de si mesmo na identidade que lhe atribuíra o capitalismo. Para superar essa contradição, impõe-se resgatar a identidade desse profissional, identidade considerada como elemento definidor de sua participação na divisão social do trabalho e na totalidade do processo social, portanto, tomada dialeticamente como uma categoria política e sócio histórica, que se constrói na trama das relações sociais, no espaço mais amplo da luta de classes e das contradições que engendram e são por elas engendradas.
Tratamos temas pertinentes de maneira critica e consciente relacionados ao Serviço Social, analisando sua atuação junto ás políticas sociais no contexto político atual. Cita pontos relevantes apresentados no filme: Gandhi, com direção de Richard Attenborough, destacando as principais questões sociais por ele mostradas, sob o ponto de vista do profissional da área do Serviço Social. Questionará os direitos dos cidadãos garantidos pela o artigo 6° da Constituição Federal de 1988,mostrando como a população esta tendo acesso a eles. E por fim faz uma reflexão sobre o que é cidadania com o intuito de saber se no Brasil ela acontece de forma plena.
2. Serviço Social e a Política
O Serviço Social ocupa na divisão sóciotécnica do trabalho no início de uma sociedade capitalista na fase monopolista. Assim, esse assistente social legitima-se profissionalmente como executar terminal das políticas sociais, que quer dizer, legitima-se a partir do desempenho de papéis e funções a ele atribuídos pelo Estado, onde essa políticas são criadas e implementadas.
Analisando o tema Política, diversos significados foram encontrados, pois,