atps
Reelaborar o projeto pedagógico da escola. Estabelecer política de formação continuada para professores, gestores e profissionais de apoio.
Produção do texto:
Trataremos as vantagens e desvantagens do Ensino Fundamental de nove anos, a importância e responsabilidade da escola, dos pais e professores, frente ao sistema educacional.
De acordo com Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001 – foi aprovado o Plano Nacional de Educação(PNE) e implantado o Ensino Fundamental de 9 anos que se tornou meta progressiva da educação nacional. A proposta do Ministério da Educação (MEC) foi de assegurar que todas as crianças passassem mais tempo no ambiente escolar e proporcionar uma educação de qualidade. A partir dos 06 anos a criança começa então no 1º ano, e, ao término do 9º ano o aluno estará com 14 anos. Uma das ideias dessa proposta foi de diminuir os índices de evasão escolar e repetência.
O ensino Fundamental com duração de nove anos foi introduzido no contexto educacional brasileiro, em termos de legislação educacional, em dois momentos relativamente próximos, porém distintos. Inicialmente, por meio da Lei nº 11.114, de 16 de Maio de 2005, modificando o art. 6º da Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional – LDB), determinado que fosse diminuída de sete para seis anos a idade mínima da criança para o ingresso no ensino fundamenta e mantendo o dever dos pais ou responsáveis de efetuar a matricula das crianças dessa idade. Nove meses depois foi sancionada a Lei nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006, determinando que o ensino Fundamental no Brasil passasse a ter duração de nove anos A ampliação do período da escolaridade obrigatória, que assegura o acesso da criança de seis anos de idade ao ensino fundamental, além de viabilizar um tempo maior de convívio escolar, pretende desenvolver e qualificar suas oportunidades