Análise de telejornal
Disciplina: Edição em televisão
Professora: Sandra Freitas Análise de telejornal – MGTV 1ª Edição
“O telejornalismo é, então, uma construção social, no sentido de que se desenvolve numa formação econômica, social, cultural particular e cumpre funções fundamentais nessa formação. A concepção de que o telejornalismo tem como função institucional tornar a informação publicamente disponível e de que o que faz através de várias organizações jornalísticas é uma construção: é da ordem da cultura e não da natureza do jornalismoter se desenvolvido deste modo em sociedades especificas” (Michael Schudson, 1978). Para analisar um telejornal de grande audiência, é preciso primeiro partir desse princípio, explicitado por Itania Maria Mota Gomes em “Questões de método na analise do telejornalismo: premissas, conceitos, operadores de analise”: o jornalismo tem uma função social de prestar serviço à população. Esse dever deve estar acima de qualquer necessidade de audiência e qualquer interesse da corporação. Por mais difícil e inalcançável que possa parecer, a objetividade e a imparcialidade devem sempre ser perseguidos.
Para analisar essas características do jornalismo a proposta produzir uma analise de um telejornal de destaque do ponto de vista editorial e no conteúdo. O telejornal escolhido para análise foi a primeira edição do jornal local da TV Globo Minas. É um jornal que dura cerca de 40 minutos e, normalmente, por ser um telejornal local com duração maior, é composto além de VTS de entrevistas de estúdio e matérias ao vivo.
REDE GLOBO E O MGTV 1ª EDIÇÃO A Rede Globo foi fundada em 26 de abril de 1965, na cidade do Rio de Janeiro, pelo jornalista Roberto Marinho. Ela pertence ao grupo empresarial Organizações Globo, e é hoje a quarta maior rede de TV do mundo. A emissora atinge 98,44% do território nacional, e cerca de 99,50% da população. Desde seu início, a TV Globo possui telejornais em sua