Analise de telejornal
Análise do Jornal da Record gravado no dia 24/ 04/ 2013
O Jornal tem uma jornada de 1:04:00 sendo que 00:15:00 minutos são de tempo de publicidade e 00:49:00 minutos são de tempo efetivo divido em trinta reportagens ente, grandes reportagens, rápidas
O jornal se divide em alguns temas, mas demonstra se mantar principalmente no tema policial, o tema política e esportes são os menos abordados no jornal, isso pode nos levar a pensar sobre o público que assisti esse jornal, se ele chega a ser mais alienado no quesito política brasileira e externa também pois no tema internacional, não é mencionado quase nada sobre política do Brasil quanto ao outro país ou a do próprio país citado na reportagem.
Os temas abordados são os seguintes: policial, internacional, meteorologia, política e esportes. E não há uma organização tão reta sobre a separação dos temas isso leva a pensar que seja uma forma do jornal mesclar, o nacional, com o internacional, politica, com esporte, o que ao ver do pesquisador se trata de desorganização.
As notícias são mais centradas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro um sinal que o maior público venha dessas duas regiões apesar delas serem as “importantes” do país.
É interessante o artifício usado para passar do tema nacional para o internacional, aproveitando o tema policial, lembrando que este é o mais abordado pelo jornal, o jornal apresenta a notícia que a polícia americana vai interrogar os pais dos suspeitos do atentado de Boston. Outra coisa interessante é que as notícias no contexto internacional mais exploradas são sobre os Estados Unidos e de vez em quando se fala de outro país como por exemplo depois de três notícias obsoletas sobre os Estados uma notícia até que importante sobre a nomeação do novo primeiro ministro da Itália.
Algo interessante é que o jornal mescla o noticiário nacional ao internacional, após algumas notícias internacionais é citada uma notícia sobre a atuação de policias em crimes em São