Modelo Programa Conservação Auditiva
AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA EM TRABALHADORES DE UMA USINA
DE ÁLCOOL E AÇÚCAR: estudo comparativo
Dissertação apresentada à Universidade de
Franca, como exigência parcial para a obtenção do título de Mestre em Promoção de Saúde.
Orientador: Prof. Dr. Antônio Maria Claret
Marra de Aquino.
FRANCA
2004
MARCELLA FERREIRA GRISOLIA
AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA EM TRABALHADORES DE UMA USINA DE ÁLCOOL
E AÇÚCAR: estudo comparativo
COMISSÃO EXAMINADORA
Prof. Dr. Antônio Maria Claret Marra de Aquino
Universidade de Franca
Prof. Dr. José Fernando Cola Femina
Universidade
Profa. Dra. Ana Cláudia Mirândola Barbosa Reis
Universidade de Franca
Franca, _____/_____/_____
DEDICO e agradeço aos meus pais Francisco e Mauriza, redutos de amor, dignidade e respeito. Obrigada por me ensinarem a lutar e nunca esmorecer diante das dificuldades.
RESUMO
GRISOLIA, Marcella Ferreira. Avaliação audiológica em trabalhadores de uma usina de álcool e açúcar: estudo comparativo. 2004. 122 f. Dissertação (Mestrado em
Promoção de Saúde) – Universidade de Franca, Franca.
Foram avaliados os limiares auditivos de 120 trabalhadores do sexo masculino expostos ao ruído ocupacional, numa usina sucro-alcooleira, em um estudo clínico longitudinal. Os trabalhadores foram avaliados segundo o critério OSHA (1983) que os divide em 07 grupos de perfis audiométricos, e foram analisados estatisticamente nos anos de 2000 (ano de referência), 2001 e 2002. A partir do delineamento do perfil audiométrico que se mostrou heterogêneo, estes grupos foram analisados frente a outros fatores determinantes como idade cronológica; tempo de serviço na indústria e setor ocupacional. A análise estatística mostrou que as mudanças nos perfis audiométricos durante os anos de estudo se deveram a alterações relacionadas a entalhes audiométricos uni ou bilaterais em indivíduos normais, que não podem ser correlacionadas isoladamente a nenhum dos fatores estudados.