A importancia do ludico
1-Resumo
Através deste trabalho monográfico de caráter bibliográfico de conclusão de curso, será mostrada a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem, através dos jogos, dos brinquedos, das brincadeiras.
Será abordado a função dos jogos lúdicos na educação infantil e na construção interdisciplinar do processo ensino e aprendizagem.
É importante entendermos que o lúdico não significa apenas brincar para passar o tempo, uma vez que é uma das maneiras que as crianças tem de se comunicar com o mundo. Muitas vezes, através das brincadeiras, elas mostram algum sentimento ou algo que tem vontade de fazer.
O lúdico é um meio para desenvolver os sentidos da criança. Na escola pode ser usado para fins pedagógicos e em casa para construção do seu “eu”. Portanto, é possível afirmar que a criança tem que brincar, pois quem não brincar cresce sem história para contar.
Palavras- chave: Educação infantil, criança e lúdico.
2- Introdução
O brincar faz parte do mundo da criança, assim elas aprendem melhor e se socializam com facilidade, aprendem o espírito de grupo, aprendem a tomar decisões e perceber melhor o mundo dos adultos.
Através dos jogos lúdicos, do brinquedo e da brincadeira, desenvolve-se a criatividade, a capacidade de tomar decisões e ajuda no desenvolvimento motor da criança, assim as aulas ficam mais atraentes para os alunos; são a partir de situações de descontração que o professor poderá desenvolver diversos conteúdos, gerando uma integração entre as matérias curriculares. O jogo, e a maneira como o professor dirige o brincar, desenvolverão psicológica, intelectual, emocional, físico-motora e socialmente as crianças, e por isso os espaços para se jogar são imprescindíveis nos dias de hoje.
A criança tem a característica de entrar no mundo dos sonhos das fábulas e normalmente utiliza como ponte às brincadeiras. Quando esta brincando se expressa mostrando seu intimo, seus sentimentos e sua