Cocaina
Estudante: Alan Carvalho 5ª semestre matutino
Em uma rica visita ao pelourinho, rica no quisito cultural vivenciamos e conversamos com grandes nomes dessa maravilhosa arte que é a copoeira, verificamos dois dos tres estilos conhecidos da capoeira, a de angola e a regional, onde conversamos com grandes icones dessa dança, arte, jogo e prencipalmente expressão corporal e cultural que é a copoeira.
Capoeira de angola, mais próximo de como os negros escravos jogavam a capoeira. Caracterizada por ser mais lenta, porém rápida e movimentos executados perto do solo. Aprendi que este estilo da capoeira tem uma forte ligação com religiosidade afro que é o candomblé, religião essa que ainda muito descriminada aqui no Brasil devido a falta de conheicimonto da mesma, conhecimento este que foi citado por uma das lideres e mestra da capoira de angola da academia do mestre Curió, onde ela expressava que so com a busca pelo conhecimento e que podemos entender e esclarecer assuntos que quando ñ compreendidos na maioria das veses são descriminados.
Capoeira regional, Capoeira regional, também conhecida como capoeira regional de Bimba é um estilo de capoeira criado entre o final da década de 1920 e início dadécada de 1930 por Manuel dos Reis Machado, o Mestre Bimba. A roda tradicional de Capoeira Regional contém um berimbau e dois pandeiros. Neste momento da aula observamos em fotos algumas diferentes rodas de capoeira, onde com a ajuda do nosso prefessor conseguimos identificar as modalidades dessas rodas como a capoeira de rua, nessas fotos vimos claramente o reconhecimento e a evolução da capoeira, não só como arte corporal, mas també como patrimonio e cultura do povo brasileiro.
Esssa aula de campo mostrou-me a diversidade e a riqueza cultural que a capoeira nos proporciona e também constatei os beneficios à saúde e ao preparo fisico que esta encantadora arte pode nos proporcionar, quando conheci o mestre Bomba que aos quase 80 anos de idade e 70 anos