A criança e o brinquedo
O termo lúdico está relacionado a utilizar brinquedos como forma de aprendizado. Ensinar as crianças por meio de jogos e brincadeiras. Já aprender é buscar adquirir conhecimento, então o lúdico e o aprender andam juntos no processo ensino aprendizagem quando falamos de ensino para crianças.
O uso de jogo e/ou brincadeira na Educação Infantil se fundamenta nos estudos do papel dos mesmos no desenvolvimento infantil. Esse fato seria por si só, suficiente para justificar o lúdico em sala de aula.
O brinquedo permite à criança testar e “vivenciar” situações da vida real, sem danos e sob seu próprio controle. Brincando elas exploram as diferentes representações do mundo e fazem descobertas muito importantes para seu desenvolvimento. Além ainda de servir como instrumento inclusão de crianças portadoras de deficiência.
O professor tem papel importantíssimo no processo ensino aprendizagem, utilizando brinquedos e jogos. É necessário que ele domine o brinquedo e conduza o processo de forma a despertar o conhecimento e a aprendizagem na criança, sendo ainda de uma forma divertida e interessante para a criança.
No trabalho que se segue vamos expor as formas lúdicas de se desenvolver o conhecimento infantil e o papel do professor no processo, e por fim os benefícios dessa atividade em sala.
A CRIANÇA E O BRINQUEDO
O brincar e consequentemente o brinquedo, tem papel importante na vida de uma criança, ele simboliza e pertence a sua infância. Ele permite que ela simule situações da vida real, exemplo quando uma menina brinca de ser mamãe, segue as regras do comportamento de sua mãe, mesma coisa um menino que brinca de bombeiro ou policial, seguira as regras dessas profissões. Além de despertar sua imaginação e as descobertas de um mundo novo.
O brinquedo é para a criança como uma roupa, a mamadeira ou a chupeta, faz parte dela de forma tal que pode ser visto pela criança um atentado tentar tirá-lo. O desenvolvimento infantil está associado ao