A criança e o brinquedo de 0 a 3 anos
A CRIANÇA NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DE VIDA Antigamente a criança foi considerada, um ser incompleto. Atualmente ela é considerada no panorama educacional, como um ser social. Na faixa etária de zero a três anos as mudanças que ocorrem na criança são muito rápidas. Nessa faixa etária predomina a função assistencialista, e o sistema educacional prioriza o atendimento das crianças de quatro a seis anos. Fatores ambientais exercem grande influência sobre a criança e seu comportamento. Cada criança tem seu ritmo próprio, e o adulto deve respeitar o ritmo de cada um. Todas crianças passam pelas mesmas fases. Assim que nascem usam o punho, os dedos e os polegares para estimular a zona erógena oral. Após alguns meses passam a gostar de brincar com objetos como ponta do cobertor, uma fralda, uma bola de lã, que lhe tornam “objetos vitais”. Depois evoluem para brinquedos.
A CRIANÇA DE ZERO A TRÊS MESES O bebê é movido por impulsos instintivos e inatos, estes vão se constituir em importantes conquistas para conquistas para o desenvolvimento futuro. O choro é a primeira manifestação de seus sentimentos. E assim desde o nascimento a pessoa é um ser social.
DESENVOLVIMENTO AFETIVO: Os vínculos afetivos, nessa fase, são à base de um bom desenvolvimento, e fará a criança se sentir amada.
DESENVOLVIMENTO VISUAL E TÁTIL: É importante que o bebê olhe toque ou brinque com uma quantidade moderada de objetos; só depois de bem familiarizado com um brinquedo, objeto ou cor é que se deve apresentar outro, moderadamente diferente, mudanças bruscas