A criança no ambiente escolar
Curso de Psicologia
Mapeamento da instituição Escola espaço corujinha
Amanda Sales Barbosa
Ênfase I
Marcio Gondim
Fortaleza, Ceará
Junho de 2013
ATELIÊ AUTOBIOGRÁFICO
No inicio da disciplina foi visto o que são as duas ênfases dignidade e diversidade e o que cada uma representa, mostrando onde elas podem ser encaixadas e como as duas podem ser trabalhadas paralelamente. Cada membro da turma pode falar um pouco sobre o que acha de cada uma e ver com qual se identifica mais. Posteriormente pretendo ficar na ênfase de diversidades, já que tenho um apreço pela arte, estética e acredito poder desenvolver um trabalho relacionando a arte com a psicologia para a melhoria da saúde mental como a arteterapia que trabalha o lado artístico do individuo buscando pelo meio da arte uma intervenção com o intuito de que o sujeito possa expressar o que sente através dela.
Pesquisar sobre as 11 áreas da psicologia foi bastante interessante, pois conheci áreas que não sabia que existiam e pode me aprofundar um pouco mais em outras. Foi uma pesquisa bem enriquecedora já que muitos não sabiam que poderiam utilizar a psicologia em determinadas áreas e viram que o campo de atuação é bem maior do que somente a clinica e bem diversificado.
Os artigos indicados para leitura possibilitaram uma maior visão a respeito das áreas em que cada um se referia. Com essas leituras e com os encontros pude explanar um pouco mais sobre as determinadas áreas e me encontrar dentro da que mais me chamou atenção. O artigo que escolhi foi linguagem escrita e relações estéticas: algumas considerações que fala sobre leitura e escrita e como o individuo pode desenvolver relações estéticas com elas, mostrando reflexões da psicologia histórico-cultural, como as relações sociais constituem o processo de sujeito dentro da temática linguagem e escrita e como os processos de criação em linguagem e escrita ajudam as crianças a